fbpx

Bate-papo com Fernando Costa sobre Community Manager

Não se discute a importância das mídias sociais para o marketing das organizações, pois em alguns segmentos elas são o principal canal de contato com os seus consumidores. Neste contexto, novas profissões surgem para atender adequadamente esses canais de acordo com as suas especificidades, entre elas o Community Manager (Gerente de Comunidade), profissional essencial para a construção e manutenção do relacionamento das marcas e seus públicos.

Para entender um pouco mais dessa atividade conversamos com o Fernando Costa, professor do curso de Community Manager da Yesbil Escola. Fernando é publicitário graduado pela Universidade Federal do Pará, entre as áreas que já atuou estão direção de arte, produção, mídia, atendimento, redação, social media.

 Yesbil: Qual a importância de um Community Manager ou de Social Media com esse conhecimento para gestão de marcas em mídias sociais?

FC: O Community Manager é um profissional muito valioso pra uma marca. Apesar de as duas funções convergirem pra um fim próximo, elas se distinguem em alguns pontos. Entendemos o social media como o profissional que vai atrair público para as redes sociais, produzir conteúdo, responder aos clientes, enquanto o Community Manager vai gerenciar quem ali está, compreendendo seus gostos e comportamento, mantendo um bom relacionamento e traçando as melhores estratégias para que eles se fidelizem a marca.

Compreendendo a importância dessas funções para um bom relacionamento entre empresa-público no ambiente digital, fazem-se necessárias discussões mais profundas sobre o tema para que esses profissionais possam se fixar dentro das agências e empresas.

Quais são os conhecimentos mínimos necessários para que um profissional esteja apto a assumir o cargo de Community manager em uma empresa?

FC: O perfil deste profissional tem como base a boa vivência na internet. Ele deve compreender e estar sempre aberto a tudo o que acontece no ambiente digital, desde o resultado da última pesquisa de candidato à presidência, até o meme que esteve nos tranding topics do twitter no domingo. Então dominar e ter uma presença ativa nas redes sociais é lei!

A partir daí, ter um bom domínio de texto é super importante pela responsabilidade que é assumir o perfil de uma marca e expor tudo o que ela representa.

O famoso jogo de cintura também é indispensável, afinal criar boas relações com a comunidade é o objetivo de ter esse profissional dentro de uma agência/empresa. Isso nos leva a uma outra característica que é a facilidade para se trabalhar em equipe, com a missão de conseguir transmitir o clima da marca para redator e diretor de arte, acompanhar o andamento das campanhas junto ao BI e ter a expertise de trazer insigts através dos dados.

Relacionamento, sac, atendimento etc são tópicos presentes em quase todos os cursos de mídias sociais, mas muitas vezes esses assuntos resumem-se a um slide ou bullet point. Qual a importância de se dedicar um dia inteiro ao tema?

FC: Por ser uma função nada mecânica, que não exige um conhecimento avançado e minucioso de ferramentas, esses tópicos normalmente são passados para as pessoas de maneira rasteira, com cases que mostram sempre a solução para determinada situação. A disputa entre duas marcas de tênis por um cliente no twitter, a criação de um mascote que está online integralmente para tirar as dúvidas dos usuários, os mimos oferecidos pelo banco para converter o maior número de clientes, esses são resultados de um processo gigantesco que resulta em um alto grau de conhecimento do público da marca para que possam ser executados de maneira efetiva. Entender como se dá o processo desde o início quando o problema ainda é o questionamento “quem de fato é o meu público?”, é a proposta do curso e a melhor maneira de desenvolver as habilidades de um community manager.

Curso de community manager
09 de fevereiro das 08h30 às 18h com intervalo para almoço.
Ministrante: Fernando Costa
Investimento: R$150,00 (1x no boleto ou em até 3x no cartão.)
Universitários (cursos de graduação) tem 10% de desconto.

Mais informações e inscrições: yesbil.com/agenda/community-manager

Deixe um comentário