fbpx

O crescimento da podosfera paraense

Muito se fala do crescimento de podcast no Brasil, seja por meio de pesquisas ou reportagens, inclusive os principais grupos de comunicação do país também criaram seus podcasts, entretanto fica a dúvida se o Pará está conseguindo acompanhar esse crescimento, se os produtores de conteúdos do estado estão aproveitando essa oportunidade, com esses questionamentos e outros surgiu a ideia de realizar um estudo para conhecer melhor a podosfera paraense.

Mas o que é podcast e por que a mídia vem tendo bastante visibilidade? 

O termo Podcast se refere ao processo de emissão e distribuição de conteúdo por meio do sistema de via feed RSS. O meio de distribuição vai além de uma questão técnica, ela garante uma característica rara hoje em dia: a liberdade, tanto a liberdade de produção, quanto a liberdade de distribuição.

Quando se é Youtuber, você segue as regras e algoritmos do Google; quando se é Instagramer, você segue as regras e algoritmos do Facebook; quando se é podcaster, você segue as suas regras. Tendo respeito, qualidade e bom senso, você pode abordar qualquer assunto direto no ouvido de seu público, um contato íntimo e verdadeiro.

Inclusive foi por causa do feed que essa pesquisa foi possível de ser realizada, pois em canal proprietário só seria possível coletar e analisar conteúdos liberados pelos APIs das mídias sociais e ferramentas multimídias.

A Metodologia da pesquisa

Sei que é tentador ir direto para os gráficos, mas leia com atenção como esta pesquisa foi realizada, pois assim como qualquer outra pesquisa a forma como os dados foram coletados e analisados interferem diretamente em como devemos interpretar os resultados.

01º Passo – A identificação dos podcasters

Não existe uma lista completa com podcasters e podcasts paraenses, por isso nosso primeiro passo foi localizar esses podcasts. Nesta pesquisa definimos como podcast paraense todo projeto que tenha pelo menos um membro titular do podcast gravando de uma cidade do estado do Pará.

Para localizar esses podcasts utilizamos sistemas de buscas de feed por podcasts ou episódios que tenham pelo menos uma palavra relacionada com o estado, Testamos vários termos como “paraense”, “belenense”, “círio”, “Santarém”, “Marajó”, “açaí”, “tucupi”, “Clube do Remo”, “Paysandu” entre outros, foram dezenas de termos e testados várias vezes por meses. Esse processo de identificação iniciou em 2019.

Em junho de 2020 tínhamos mais de 80 podcasts identificados.

02º passo – validação dos podcasts para a pesquisa

Neste estudo utilizamos todos os episódios dos podcasts identificados, publicados entre os dias 01 de janeiro de 2019 e 30 de junho de 2020. Todos os feeds precisavam estar ativos e bem configurados (título, data, descritivo, duração etc).

03º passo – Coleta e preparação dos dados

Os metadados dos episódios foram extraídos em julho de 2020 e padronizados em uma planilha única para a análise. Além da padronização, foi feita a remoção de episódios fora do período de análise ou com dados incompletos. Esse processo foi realizado nos meses de agosto e setembro.

04º passo – Descoberta e visualização de dados

Foi feita uma análise dos dados para identificar padrões e curiosidades úteis para serem apresentadas. As principais descobertas foram colocadas neste post acompanhadas de análises e contextos.

Os resultados

Curiosidades

Os 73 podcasts paraense publicaram 974 episódios no período de 01 de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2020, uma média de 13 episódios por podcast.

Pesquisa @yesbil – O crescimento da podosfera paraense – 2019 a 2020

Os 73 podcasts paraenses publicaram juntos 579 horas, 28 minutos e 55 segundos de conteúdos no período de 01 de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2020.

Pesquisa @yesbil – O crescimento da podosfera paraense – 2019 a 2020

Dos 73 podcasts paraenses analisados, 61% deles publicaram menos de 10 episódios no período de 01 de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2020. Os podcasts que fazem parte desses 61% estão no inicio de suas jornadas como podcasters.

Pesquisa @yesbil – O crescimento da podosfera paraense – 2019 a 2020

O TOP 05 de podcasts paraenses analisados em quantidade de publicação postaram juntos 259 episódios no período de 01 de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2020. Uma média de 51 episódios por podcast e 03 episódios por mês por podcast.

Pesquisa @yesbil – O crescimento da podosfera paraense – 2019 a 2020

Podcasts paraenses

Conforme informado anteriormente, a etapa que levou mais tempo e deu mais trabalho foi a identificação dos podcasts paraenses, então para facilitar a vida de outros pesquisadores vamos disponibilizar uma lista com mais de 80 podcasts paraenses, incluindo podcasts que não entraram nesta pesquisa, seja por não estar no recorte temporal (01 de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2020) ou por estar com feed quebrado no dia coleta e ter inviabilizado a extração dos dados. No futuro disponibilizaremos uma segunda parte dessa pesquisa com mais informações e curiosidades.

Deixe um comentário