fbpx

Orçamento para Freelancer de Social Media – parte 02

Definindo os serviços e quantidade de horas para cada cliente

Em julho de 2017 publicamos em nosso blog o conteúdo Planilha de Orçamento para Freelancer de Social Media, com a qual é possível montar qualquer orçamento de social media sem precisar ter conhecimento algum de fórmulas e cálculos.

A planilha utiliza o método de “hora-trabalho” e é dividida em 03 partes: Serviço, Você e Cálculos.

Em “Você”, serão preenchidos a disponibilidade de horas para a atividade como freelancer, o seu “salário” e demais custos envolvidos nisso.

Em “Serviço”, serão preenchidos a quantidade de horas envolvidas em cada etapa do job e os demais custos envolvidos no projeto.

Em “Cálculos”, não mexa a não ser que tenha conhecimentos avançados de planilhas. 😉

O post de hoje vem para ajudar com uma dúvida muito comum em freelancers iniciantes: Como definir a quantidade de horas da aba “serviço”? Ou seja, como definir quantas horas dedicar a cada projeto/cliente?

Acredito que essa dificuldade para definir quantas horas separar para cada cliente é consequência do fato de ainda vendermos o serviço de social media como um todo. Praticamente assinamos uma folha em branco com nossos clientes dando a eles a liberdade de pedir qualquer coisa que tenha relação com mídias sociais. 

Precisamos encarar social media como área e dentro dela temos vários serviços, pois assim como um designer gráfico em alguns casos só entrega um panfleto e em outras uma identidade visual inteira, o social media precisa deixar claro qual serviço de social media será entregue e suas especificidades.

Aqui vamos apresentar 03 desses serviços e uma série de questionamentos que vão te ajudar a definir a quantidade horas necessárias.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

O serviço mais comum de social media realizado por freelancers, basicamente é o serviço de  criar e publicar conteúdos de acordo com os objetivos de marketing daquela marca nas mídias sociais. Para que essa produção não fique tão abrangente é necessário definir alguns pontos antes de começar:

Quantas mídias sociais e quais mídias?

Produzir conteúdo para o Twitter é diferente de produzir conteúdo para Facebook, mesmo dentro de uma mídia social há diversos tipos de mídias, por exemplo no Instagram tem stories, feed, IGTV, reels e lives. Nunca coloque no seu contrato somente “conteúdo para instagram”, ao invés disso especifique conteúdo para feed de Instagram ou conteúdo para IGTV de Instagram, por exemplo.

Quantidade de publicações?

Também feche uma quantidade de posts, por exemplo, essa distribuição pode ser fixa como 03x posts por semana ou uma quantidade mensal e cada semana se utiliza uma cota desse pacote mensal. Crie mecanismos de conteúdos extras, se no mês seguinte terá menos publicações ou tenha um valor definido para posts extras. Independente do periodicidade de conteúdo definida, esteja preparado.

Formatos?

Na sua proposta está incluso vídeo ou apenas imagens estáticas? Quem é responsável pelas fotografias? Vai usar banco de imagens? Vai ter ilustrações? Defina um descritivo de quais formatos estão inclusos na tua proposta.

O planejamento estratégico e a mensuração de resultados é definido por você, pelo cliente ou por uma terceira pessoa?

Um ponto polêmico. Posso ser apenas produtor de conteúdo e não me preocupar com a parte estratégica? Sim, se o cliente tem um departamento de marketing que planeja as estratégias e mensuração de resultados e só terceirizar a criação. 

Na maioria das vezes o planejamento, a mensuração, assim como o SAC, ficam por conta do Social Media, mas é importante que nesses casos tudo seja calculado e esteja claro no orçamento/contrato.

MÉTRICAS

É imprescindível que seja feito um acompanhamento constante da presença digital da marca, independente disso ser feito por você, o próprio cliente ou uma terceira pessoa. No caso dessa responsabilidade ser sua avalie:

Apenas análise da marca ou inclui os principais concorrentes?

Eu aconselho montar vários orçamentos, uma apenas com a marca, outro incluindo o principal concorrente e um terceiro com as principais marcas do segmento. Lembrando que na análise dos concorrentes não poderão ser entregues dados com a mesma precisão da análise do cliente, já que nos concorrentes você pode utilizar apenas dados públicos.

Quais mídias vão ser acompanhadas?

Além das mídias principais, as que recebem conteúdo regular, às vezes é necessário medir outras mídias, por exemplo, observar o que falam da marca no Twitter para ter insights e usar no stories do Instagram.

Qual o volume de publicações e o volume de interações?

A parte mais complicada de prever, mas é importante ter uma noção de produção e resposta do público (incluindo compartilhamento e os conteúdos autorais) para prever o tempo de estudos.

Formato e periodicidade de entrega de relatórios

Com que frequência você irá apresentar as suas análises para o cliente e o que será apresentado? Defina bem os KPIs e recortes para não entregar mais do que está sendo pago ou entregar informações insuficientes. 

RELACIONAMENTO/SAC

É um dos serviços mais importantes da presença da marca nas mídias sociais,entretanto é muito esquecido pelo social media na hora de montar o orçamento. Assim como a produção de conteúdo e métricas, essa atividade pode ser feita por você, pelo cliente ou por uma terceira pessoa. 

Caso seja feito por você, verifique:

Quais canais que será realizado o relacionamento?

Além de definir as mídias sociais, precisa ficar claro cada meio de contato. Você é responsável apenas pelas interações do feed ou inclui direct? Interações apenas dentro do canal oficial da marca ou também está incluídas citações em outras conversas?

Suas responsabilidades?

Em alguns casos o Social Media é responsável apenas pelas interações iniciais e conversas gerais com a marca deixando a parte comercial para o cliente, em outros casos até o fechamento da venda é responsabilidade do social media e isso precisa ir para o orçamento.

O mesmo vale para dúvidas técnicas do produto oferecido pela marca. Você responde com suporte de um FAQ interno e/ou profissional especializado ou só repassa para o cliente responder?

Qual o volume de interações e horário de atendimento?

É necessário acordar com o cliente um volume máximo de interações dentro de seu contrato, caso seja ultrapassado, responder apenas as principais mensagens. Cobra-se uma taxa extra no caso de passar do volume máximo de interações previsto..

Também defina um horário de monitoramento das interações e relacionamento com o público. Apenas horário comercial? Inclui finais de semana e feriado? Será respondido à noite? Isso tudo influencia no valor final do serviço.

OUTROS SERVIÇOS 

Produção de conteúdo, métricas e relacionamento/sac não são os únicos serviços oferecidos por um social media, mas estão presentes na maioria do negócios fechados por freelancers. Em breve iremos publicar uma terceira parte com os demais serviços como monitoramento, mídia, planejamento estratégico etc. 

Independente do serviço final (pacote), se você pensar em todas as possibilidade do que será entregue ao cliente ficará mais fácil para fechar um serviço e consequentemente as horas necessárias para executar tudo.

Em todos os casos estamos trabalhando com a ideia de que já foi realizado um planejamento de presença digital da marca antes, seja por você mesmo ou pelo cliente. Decisões como buyer personas, brand persona, pilares de conteúdo, canais a serem utilizados, entre outras já foram definidas. Caso não, primeiro realize este serviço ou indique alguém para o cliente realizar este planejamento macro. 

ROTINAS 

Não fique preso apenas no serviço em si, calcule horas extras para planejamento de atividades, reuniões com o cliente e alterações.

O SERVIÇO FINAL

Independente do que será feito e como será chamado o serviço, deixe claro para o cliente os limites e propósitos do que será oferecido. Essas perguntas vão te ajudar a delimitar uma quantidade de horas necessárias para cada cliente e consequentemente o valor final.

Use o campo “lucro” para compensar pedidos abusivos e/ou especiais. O serviço para um cliente que funciona aos finais de semana não pode ter o mesmo valor de um serviço de um cliente que você atende em horário comercial, para o cliente especial você aumenta um pouco na margem de lucro para compensar o pedido extra.

Agora vá para a planilha, preencha os campos e tenha um valor mais justo para informar  ao seu cliente.

Aproveitando o post, um aviso:

Dia 22 vamos realizar novamente a Oficina de Orçamento para Freelancer de Social Media. É um encontro gratuito e online. Participe 😉

Deixe um comentário