Planilha de orçamento para freelancer de Social Media

pessoa olhando computador  e escrevendo algo em um papel

Em tempos de discussão sobre o quanto cobrar pelo serviço de social media, inúmeras tabelas surgiram na rede, algumas um pouco alopradas e outras um pouco mais “acessíveis”, mas o que pouco se debateu foi como se chegar a esses valores. Conversando com alguns ex-alunos e colegas notei que a maioria não sabe afirmar de fato se o valor cobrado dá algum lucro e quais os custos envolvidos no projeto.

Eu sempre fui fanático por planilhas, tenho várias salvas no meu drive e no meu computador (só de modelos de orçamentos são mais de 20), porém nenhuma delas poderia ser compartilhada com meus alunos, pois foram montadas para minha necessidade e exigiam algum conhecimento de fórmulas para atualizar, resumindo, elas não eram multiuso. Então resolvi “bater” cabeça e montar um modelo completo que desse para montar qualquer orçamento de social media sem precisar ter conhecimento algum de fórmulas e cálculos.

E foi assim que eu cheguei na Planilha de orçamento para freelancer de Social Media

Optei em fazer uma planilha para Freelancers, pois são os que mais sofrem com o desafio de saber quanto cobrar. Em breve disponibilizarei uma outra planilha voltada para pequenas agências.

A planilha é dividida em 03 partes: Serviço, Você e Cálculos.

Em “Você”, serão preenchidos a disponibilidade de horas para atividade como freelancer, o seu “salário” e demais custos envolvidos na atividade.

Em “Serviço”, serão preenchidos a quantidade de horas envolvidas em cada etapa do job e os demais custos envolvidos no projeto.

Em “Cálculos” não mexa a não ser que tenha conhecimentos avançados de planilhas. 😉

Vamos lá!

Exemplos de uso

Criamos dois personagens fictícios para lhe ajudar a entender como a planilha funciona, confira:

Vamos agora às regras de uso:

  • Preencher apenas os campos em azul.
  • Preencher primeiro a página “Você” e depois a “Serviço”.
  • Sempre colocar opção de tempo ao lado de cada valor.
  • Sempre que usar a opção “único” em pagamento colocar a quantidade de meses necessárias para a troca de equipamento ou nova compra de software.
  • Não incluir linhas ou colunas novas, nem deletar as existentes.

Qualquer dúvida no preenchimento da planilha comente o post que eu tentarei ajudar.

Boas práticas e dicas avançadas

  • Se legalize, seja pelo menos um MEI 😉
  • Sempre coloque um valor a mais de lucro, nem que seja 5%, afinal você não vai querer viver na mesma realidade para sempre.
  • Inclua um valor destinado a cursos e livros na aba “Você”, pois esse será o melhor investimento que irá fazer.
  • Nunca cobre abaixo do “valor final ideal”, caso esteja além do que o cliente possa pagar reveja o escopo do projeto e altere as horas envolvidas e “outros gastos”.
  • Se tiver BV, coloque um valor maior no lucro para compensar.
  • Gastos fixos independente de ter ou não cliente ficam na página “Você” e gastos específicos do projeto ficam na página “Serviço”. Ex: Passagens de ônibus da Juliana para ir ao coworking x gastos de táxi para ir a reunião com o cliente.

Planilhas exemplos

Entendeu como funciona? Então chegou a hora de criar a sua planilha 😉 Escolha uma opção abaixo, faça uma cópia e divirta-se!

Modelo Julianaplanilha do drive Modelo Pauloplanilha do drive

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Multimídia. Atua com marketing digital há 10 anos. Atualmente é Diretor de Marketing da Yesbil e professor da Formação em Social Media.

Deixe um comentário