fbpx

Planilha de orçamento para freelancer de Social Media

Em tempos de discussão sobre o quanto cobrar pelo serviço de social media, inúmeras tabelas surgiram na rede, algumas um pouco alopradas e outras um pouco mais “acessíveis”, mas o que pouco se debateu foi como se chegar a esses valores. Conversando com alguns ex-alunos e colegas notei que a maioria não sabe afirmar de fato se o valor cobrado dá algum lucro e quais os custos envolvidos no projeto.

Eu sempre fui fanático por planilhas, tenho várias salvas no meu drive e no meu computador (só de modelos de orçamentos são mais de 20), porém nenhuma delas poderia ser compartilhada com meus alunos, pois foram montadas para minha necessidade e exigiam algum conhecimento de fórmulas para atualizar, resumindo, elas não eram multiuso. Então resolvi “bater” cabeça e montar um modelo completo que desse para montar qualquer orçamento de social media sem precisar ter conhecimento algum de fórmulas e cálculos.

E foi assim que eu cheguei na Planilha de orçamento para freelancer de Social Media

Optei em fazer uma planilha para Freelancers, pois são os que mais sofrem com o desafio de saber quanto cobrar. Em breve disponibilizarei uma outra planilha voltada para pequenas agências.

A planilha é dividida em 03 partes: Serviço, Você e Cálculos.

Em “Você”, serão preenchidos a disponibilidade de horas para atividade como freelancer, o seu “salário” e demais custos envolvidos na atividade.

Em “Serviço”, serão preenchidos a quantidade de horas envolvidas em cada etapa do job e os demais custos envolvidos no projeto.

Em “Cálculos” não mexa a não ser que tenha conhecimentos avançados de planilhas. 😉

Vamos lá!

Exemplos de uso

Criamos dois personagens fictícios para lhe ajudar a entender como a planilha funciona, confira:

[slideshare id=78325834&doc=exemplosdeusodaplanilhadeoramentosparafreelancerdesocialmedia-170727215345]

Vamos agora às regras de uso:

  • Preencher apenas os campos em azul.
  • Preencher primeiro a página “Você” e depois a “Serviço”.
  • Sempre colocar opção de tempo ao lado de cada valor.
  • Sempre que usar a opção “único” em pagamento colocar a quantidade de meses necessárias para a troca de equipamento ou nova compra de software.
  • Não incluir linhas ou colunas novas, nem deletar as existentes.

Qualquer dúvida no preenchimento da planilha comente o post que eu tentarei ajudar.

Boas práticas e dicas avançadas

  • Se legalize, seja pelo menos um MEI 😉
  • Sempre coloque um valor a mais de lucro, nem que seja 5%, afinal você não vai querer viver na mesma realidade para sempre.
  • Inclua um valor destinado a cursos e livros na aba “Você”, pois esse será o melhor investimento que irá fazer.
  • Nunca cobre abaixo do “valor final ideal”, caso esteja além do que o cliente possa pagar reveja o escopo do projeto e altere as horas envolvidas e “outros gastos”.
  • Se tiver BV, coloque um valor maior no lucro para compensar.
  • Gastos fixos independente de ter ou não cliente ficam na página “Você” e gastos específicos do projeto ficam na página “Serviço”. Ex: Passagens de ônibus da Juliana para ir ao coworking x gastos de táxi para ir a reunião com o cliente.

Planilhas exemplos

Entendeu como funciona? Então chegou a hora de criar a sua planilha 😉 Escolha uma opção abaixo, faça uma cópia e divirta-se!

⇒ Modelo Juliana

⇒ Modelo Paulo

10 comentários em “Planilha de orçamento para freelancer de Social Media”

    1. Oi Thales, que bom que está ajudando.

      Realmente não ficou claro o lance do BV. O BV (bônus de veiculação) é a Comissão de Agência, originalmente foi criado para comissionar as agências sobre a verba veiculada em TV, rádio etc. O veiculo repassava para agência da marca uma parte do valor investido.

      Como algumas agências tradicionais ainda não oferecem serviços digitais elas “repassam” os seus clientes para outros fornecedores, podendo ser um freelancer, e cobram uma comissão, como o termo BV já era algo do cotidiano, em algumas cidades o termo também é utilizado para esta situação.

      Caso atenda o cliente direto e não tenha que repassar uma comissão deixe um 0 no BV.

  1. Olá! Sou ilustradora e conheci essa planilha pesquisando pela internet. Queria entender se ela serviria para meu propósito tirando uma dúvida: o valor final (na parte do serviço) seria uma cobrança total pelo projeto ou se refere a uma cobrança mensal? Por exemplo, se eu tenho um trabalho que durará 40 dias, seria necessário repetir os cálculos ou usar apenas o valor da hora?
    Abs

    1. Oi Lúcia, a planilha trabalha com orçamento mensal, no seu caso aconselho a preencher a apenas a aba “você” e pegar o valor da HORA TRABALHO e incluir nesta formula:

      Orçamnto final = (Hora trabalho x quantidade horas por dia x 40)
      Depois inclui um extra para lucro e o valor da nota.

    1. Oi José, na célula C2 da página “Você” da planilha aparece o o valor da hora trabalho. Preencha todos os campos com seus gastos profissionais e depois a quantidade horas que deseja trabalha por dia e terá o valor calculado.

  2. Lidiane Sampaio Lima de Jesus

    Bom dia!!! Gostei Muito de sua planilha, estou iniciando o trabalho com Social Media e deu um up aqui nas minhas ideias, mas não consigo salvar, pois aqui para mim não abre a aba aquivos para salvar. Fiquei arrasada.

  3. Artur, ótimo dia!
    Fiquei super feliz que tem alguém pensando em ajudar pessoas iniciantes no mercado de trabalho.
    Fantástica sua iniciativa.
    Já trabalho há algum tempo com comunicação e sempre tive dificuldades em valorar os custos.
    Sua planilha é uma mão na roda.
    Tks.!

  4. EU AMEI ESSA PLANILHA!
    Ela vai me ajudar muito agora que estou no início da minha trajetória como social media e procurando desesperadamente como precificar meus serviços. Encontrei a solução!

    Muito obrigada por dedicar um tempo para criar essa planilha maravilhosa para nós! Você é um anjo…

Deixe um comentário