fbpx

Post da terça – Princípio da entidade na redes sociais

Um dos conceitos mais importantes da Contabilidade é o chamado Princípio da Entidade, que de acordo com o CFC (Conselho Federal de Contabilidade): “Art. 4º – O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição […]”, ou seja, a contabilidade da empresa pertence à empresa e a dos sócios aos sócios, não se deve misturar.

empresa_ou_individuoAcreditamos que o mesmo princípio pode ser utilizado em comunicação digital na hora da criação dos perfis pessoais e empresariais nas redes sociais. Um erro muito comum é a criação de um único perfil que às vezes leva o nome do empresário e às vezes leva o nome do empreendimento, ambos os casos estão errados,  o modo correto é a criação de perfis separados com estratégias e usos separados.

Criamos um exemplo fictício de um mercadinho para você entender melhor

– 08h @mercadinho: Bom dia seguidores!
– 08h20 @mercadinho: Hoje estamos com uma promoção imperdível na seção de hortaliças, descontos de até 50%
– 09h15 @mercadinho: Não acredito que o @jogadordefutebol foi vendido! O que será do @meutime agora sem nenhum bom atacante.
– 09h30 @mercadinho: Parabéns mano pelo seu aniversário. uhuuu hj vai tem festa na casa do @meuirmao
– 10h @mercadinho: Criamos um corredor enorme só com ovos de chocolate para esta pascoa, são mais de 40 tipos diferentes, um mais gostoso que outro.
– 11h @mercadinho: Novidades! Meu filho passou nos vestibular. Estamos em festa! Dupla festa!
– 11h10 @mercadinho: @fulano: Não! a festa é casa não no @mercadinho
– 11h30 @mercadinho: Muita gente aproveitando a promoção de hortaliças nesta tarde!
– 12h @mercadinho: Bem! Chega de trabalho por hoje, indo pra casa comemorar com meu filho.
– 12h10 @mercadinho: Tirando a duvida do pessoal, ficaremos abertos até as 20h.

Apesar de ser um exemplo fictício, situações como essas são comuns nas redes sociais e podem trazer grandes problemas na comunicação do empreendimento, sem contar que alguns sites como Facebook e Google Plus proíbem o uso de perfil pessoal para uso empresarial, para esses casos existem as páginas que são mais apropriadas.

Se você se encaixa nesse perfil não perca tempo, separe logo suas redes sociais pessoais e da sua empresa e na dúvida de como administrá-la agende uma consulta.

Deixe um comentário