fbpx

3 ferramentas free de monitoramento de mídias sociais

Hoje, 03 de dezembro, será o primeiro dia da nossa última oficina de Monitoramento de Mídias Sociais em 2013. Contudo, se você não pôde se inscrever separamos algumas dicas de ferramentas gratuitas que poderão ajudar no dia a dia da gestão das suas mídias sociais.

Antes de continuar, queremos informar que essas ferramentas não liberam todas as suas funções na versão free, afinal, esse é o ganha pão dos desenvolvedores e essa é a forma que eles encontraram para fazer você testar o serviço.

Saiba também que não é possível realizar um serviço de monitoramento apenas com as ferramentas gratuitas. Um bom trabalho de monitoramento mescla os dados que algumas ferramentas free disponibilizam juntamente com os dados obtidos através de um ferramenta paga.

Estamos indicando algumas para que você possa testar, ver se ajudam o no seu serviço e poder usá-las. Se por acaso você puder pagar por esse serviço ou o número de ocorrências do seu cliente é baixo, fique ciente que terá um trabalho grande para armazenar os dados, pois a maioria dessas ferramentas só permitem visualizar os dados.

 

Tweet Arquivist

Tweet-Archivist-yesbil

Esta ferramenta permite coletar o que se fala sobre uma marca no Twitter. Você coloca a palavra que deseja monitorar e ele mostra para você quantas vezes ela apareceu e quais usuários mais usaram. O Tweet Arquivist pode mostrar apenas as as pessoas que moram na sua cidade, porém e preciso saber como fazer uma busca Geolocalizada.

  • Vantagem: permite baixar a sua pesquisa em uma planilha no Excel. Essa opção ajuda muito quando você deseja analisar os dados de forma mais trabalhada.
  • Desvantagem: A versão free permite apenas 3 buscas por e-mail cadastrado. Ela também segura os seu dados por 48 horas. Após esse prazo, se você não fizer o download da planilha, perderá tudo.

 

Beonpop

 

beonpop-yesbil

Quando falamos em ferramentas gratuitas para analisar Facebook estamos falando de uma busca bem longa para encontrá-las, pois não existem tantas. Isto se deve a complicada API de buscas do Facebook.

O Beonpop não é uma ferramenta free propriamente dita. Ela está na fase beta (período de testes) e por isso liberou o seu uso gratuito. Após a fase beta ele irá cobrar pelos seus serviços.

Essa ferramenta mede o nível de popularidade da sua página no Facebook. Através dela também é possível ver quantas pessoas foram impactadas com a sua publicação.

  • Vantagem: permite visualizar dados de perfis no Facebook. Essa opção é muito útil quando o cliente ainda não tem uma fan page e precisa de algumas informações antes da migração do perfil para página.
  • Desvantagem: por se tratar de uma versão beta algumas funcionalidades não correspondem ao esperado quando utilizamos. Também não podemos exportar os dados para uma planilha e gerar os gráficos da forma que queremos.

 

Statigram

Statigram-yesbil

O Statigram é a opção mais conhecida na hora de mensurar a sua empresa no Instagram. Ele permite visualizar a quantidade de vezes que uma hashtag foi utilizada pelos usuários.

Você pode saber quais seguidores que mais interagem com seu perfil nessa rede e ainda olhar através de um gráfico quais os os pontos altos e baixos do seu engajamento na rede.

  • Vantagem: mostra qual filtro o usuário escolheu para a sua foto. Ele também permite visualizar, através de geolocalização, o local onde uma imagem foi gerada.
  • Desvantagem: Existem alguns bugs na visualização dos dados. Algumas vezes ele oculta nos seus relatórios os dados de algumas imagens. O Statigram também não permite visualizar qual o filtro de vídeo escolhido pelo usuário.

2 comentários em “3 ferramentas free de monitoramento de mídias sociais”

  1. Olá,

    Sou o criador do Beonpop e agradeço pelo seu post e pelo feedback do uso. Realmente estamos estudando a possibilidade do Beonpop ser pago algum dia, mas enquanto isso podes utilizar a vontade.

    Algumas funcionalidade sugeridas são bem interessantes e já anotei para analisarmos. Publicamos diversas novas funcionalidades esta semana, confira lá! Entre elas estão a comparação de páginas e a melhora na velocidade de obtenção dos dados.

    Fique a vontade para contribuir com ideias através do http://beonpop.uservoice.com.

    Abraço,

    1. Olá Alexandre!
      Adoramos o Beonpop. Inclusive mostramos ele em nosso último curso sobre monitoramento de mídias sociais.
      Pode contar que iremos testar as novas funcionalidades e assim que pudermos faremos um novo post sobre elas e suas vantagens.
      Agradecemos pelo feedback e pela visita!

Deixe um comentário