fbpx

7 passos para se tornar um profissional de mídias sociais em Belém

O mercado de mídias sociais em Belém está começando a se estruturar. As redações de jornais, assessorias de comunicação e agências de publicidade já estão se despertando para a importância desses canais. Mas à medida que o mercado se estrutura, faltam profissionais qualificados para ocupar as vagas. Por isso o post de terça irá mostrar 7 passos para você se tornar um profissional de mídias sociais em Belém.

Estes passos não são regras que você tem que cumprir à risca. São lições que aprendi nos últimos 5 anos atuando nessa área.

 

1 – Não escolha trabalhar nessa área pela “modinha”

 

Responda com sinceridade, por que você deseja trabalhar com mídias sociais?

As mídias sociais estão em evidência e os profissionais dessa área também. Contudo, escolher essa atividade porque está na moda é uma furada. O mercado não precisa de pessoas assim, ele precisa de profissionais que possam traçar estratégias que posicionem melhor a marca do cliente nas redes sociais.

 

2 – Tenha um blog

 

Mídias sociais não se ensina na faculdade. Algumas até possuem uma disciplina voltada para essa área, porém sua carga horária ainda é pouca. Por isso o blog é a sua melhor escola.

Com ele você pode praticar todos os ensinamentos obtidos na faculdade em posts de outros blogs e e-books. O blog é o seu laboratório de experimentações.

Outra vantagem do blog é poder criar uma audiência ao seu redor, que “abrirá portas” mais facilmente. Se você se dedicar a produzir conteúdo relevante, outras pessoas levarão esse conteúdo para seus amigos e isso pode aproximar você de quem decide a abertura de vagas.

 

3 – Crie as redes sociais do seu blog

 

Sei que é muito difícil começar quando não se tem experiência, mas ao contrário de outras profissões, a página do seu blog no Facebook pode ser o seu portfólio.

O mesmo trabalho que você terá para alimentar a página de um cliente, você terá para alimentar a página do seu blog.

Por isso aproveite esse momento para colocar em prática tudo o que você leu naquele e-book sobre mídias sociais com a página do blog. Isso se aplica as demais redes sociais. Crie o Instagram e Twitter do blog e tente produzir conteúdo para os seu leitores por lá.

 

4 – Invista na sua capacitação

 

Baixar ebooks, ler post de blogs são importantes para a sua formação, mas não tornam você um profissional qualificado para a função. Como falei, mídias sociais não se ensina nas faculdades, infelizmente, por isso procure por cursos, oficinas e workshops sobre mídias sociais.

O blog Camisa Nova listou 10 locais em Belém com cursos para estudantes e profissionais de comunicação. Vale a pena dar uma olhada.

Aqui na Yesbil nós oferecemos vários cursos para quem deseja iniciar nessa área. Os cursos vão desde a formação inicial até as práticas mais avançadas do mercado.

 

5 – Participe de eventos

 

Eventos são excelentes oportunidades para criar network. As pessoas já vão dispostas a isso.

Novamente o blog pode ajudá-lo nessa tarefa.

Muitos eventos precisam de mídia espontânea e seu blog pode ser a ponte entre o público e o evento. Alguns liberam entrada gratuita para imprensa, então você pode aproveitar e levar o blog para cobrir o evento.

Não esqueça de levar cartão de visitas, eles ajudam quando você se apresenta e precisa falar os seus endereços nas redes sociais.

 

6 – Não crie inimigos

 

Vejo uma infinidade de aspirantes a social media perdendo vagas por causa de suas postagens nas redes sociais.

Você é livre para dar opinião sobre qualquer assunto, mas antes disso olhe para si mesmo. Pergunte a si mesmo se esse comentário irá ofender alguma empresa ou pessoa.

Já vi profissionais criticando sem fundamento peças publicitárias de agências e depois enviando CV para ela.

Tenha noção que você está começando e que ainda é pequeno para criar inimigos.

 

7 – Pare de mimimi

 

Sei que ao receber um não sobre uma vaga muitos dos sonhos vão embora com ela. Porém, isso não dá o direito de xingar muito no Twitter e nas demais redes sociais que o mercado não dá oportunidade.

A culpa não é do mercado, é sua. Algo está errado na sua estratégia de entrada. Aproveita a vaga perdida para aprender com os seus erros.

1 comentário em “7 passos para se tornar um profissional de mídias sociais em Belém”

Deixe um comentário