fbpx

Academia Amazônia – Espaço audiovisual de produção científica da UFPA

academia amazonia

O projeto Academia Amazônia nasceu como uma produtora de vídeo na década de 1990, dentro da Pró-Reitoria de Extensão, a partir de um grupo de trabalho da Universidade Federal do Pará (UFPA). A ideia inicial era elaborar um projeto de programa de televisão, em formato revista para ser veiculado na cidade de Belém.

A partir daí, a Academia privilegiou a divulgação científica e cultural amazônica por meio da linguagem audiovisual como um dos objetivos da política de extensão no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, no sentido de produzir informações sobre os projetos desenvolvidos pela universidade.

Em 1999, o Academia reformulou sua proposta e criou o formato do programa Minuto da Universidade, passando de 30 para um minuto a divulgação das informações na TV. Por ser exibido em canal aberto de televisão em Belém (PA), o programa divulgou a produção científica da universidade (ensino, pesquisa e extensão) para vários municípios do Pará. O programa foi exibido na TV até o ano de 2011 e hoje está disponível no site da Academia.

Em mais de 20 anos de existência, o Academia Amazônia formou um dos maiores acervos imagéticos sobre a região Amazônica, incluindo vídeos e documentários sobre diversas áreas da ciência, tecnologia, meio ambiente e cultura.

Em 2008, o Academia Amazônia foi integrado regimentalmente ao curso de Comunicação Social da UFPA, atual Faculdade de Comunicação (FACOM-UFPA). Assim, a responsabilidade do projeto ampliou para uma política de divulgação científica, formação dos alunos de Comunicação Social e a experiência acumulada durante o estágio que refletiria diretamente na atuação dos alunos no mercado de trabalho.

A equipe integrante da produção e dos demais projetos do Academia Amazônia sempre foi composta por profissionais e, fundamentalmente, por alunos da graduação e Pós-Graduação de Comunicação. Os professores, pesquisadores, funcionários e comunidades também são envolvidos diretamente, uma vez que as informações produzidas são captadas a partir das fontes de suas experiências.

A partir de 2014, a Academia entrou nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube para ampliar o diálogo com a sociedade e o acesso ao seu acervo de vídeos do conhecimento científico produzido na UFPA. Entre os atuais projetos, estão:

 

e1a27e_28823c454a024828893b8006c6fcb277

 

 

Quadro Sintonize UFPA

Desde 2015, o Sintonize UFPA é uma realidade nas emissoras da TV e Rádio Cultura do Pará, ligadas à Funtelpa. Produzidas pelo Academia Amazônia e Rádio Web UFPA, as reportagens levam aos cidadãos paraenses informações sobre o fazer científico e acadêmico.

 

DocBio

O Projeto de extensão Documentários Biográficos da Amazônia nasceu em 2014 com o objetivo de produzir documentários biográficos de pessoas que vivem na Amazônia paraense, especialmente aquelas que contribuíram ou contribuem com o desenvolvimento da cultura na região.

 

TV Academia

Divulgar o conhecimento científico elaborado dentro do ambiente acadêmico é o foco de atuação da TV Academia. Toda produção envolve uma equipe de mais de vinte pessoas que trabalham formas de levar a público os mais diversos assuntos produzidos na instituição.

 

Minuto da Universidade

Programa audiovisual em que as informações sobre ensino, pesquisa e extensão eram produzidas em um espaço de um minuto. Foi transmitido na TV aberta até o ano de 2011 e está disponível no site da Academia Amazônia.

 

Memória Academia

O subprograma “Memória Academia” foi criado para facilitar a divulgação da memória imagética da Amazônia para o BIA (Banco Imagético da Amazônia), que está a serviço da comunidade. Este tem o objetivo de resgatar e divulgar, inicialmente, em ambiente web, as matérias elaboradas sobre a parceria na produção de conhecimento entre Universidade e sociedade. E, futuramente, disponibilizado em forma de videoteca no interior do Academia Amazônia.

 

Fonte: http://www.academiaamazoniaufpa.com/

Facebook: https://www.facebook.com/academiaamazoniaufpa

Instagram: https://instagram.com/academiaamazonia

YouTube: https://www.youtube.com/user/AcademiaAmazonia

Deixe um comentário