fbpx

Análise de rede dos seguidores dos perfis dos pré-candidatos à Prefeitura de Belém no Instagram

Na semana que vem iremos realizar o 1º Curso de Monitoramento de Mídias Sociais para Campanhas Políticas de Belém e por se tratar de um curso 100% prático e focado em marketing digital, iniciamos uma série de estudos e testes para produção do material do curso. Dentre esses estudos temos um no qual analisamos as conexões (seguidores) dos pré-candidatos à prefeitura de Belém no Instagram.

O estudo é interessante para compreendermos a relação de públicos dos pré-candidatos observando como os elementos estão ligados entre si. Nesse estudo analisamos os seguidores dos perfis edermaurooficial (01), edmilsonpsol (02), leliocostadasilva (03), professormaneschy (04), regina.barata (05), ursula.vidal (06) e zenaldoprefeito (07).

ATUALIZAÇÃO: Durante uma revisão foi percebido um erro em parte dos dados e após correção os gráficos foram atualizados. No curso serão apresentados aos alunos detalhes do problema e como solucionar.

 

todos

Podemos observar no gráfico que o atual prefeito, Zenaldo Coutinho e o deputado federal Edmilson Rodrigues possuem um número considerável de seguidores em comum com os demais pré-candidatos, já o deputado Estadual Lelio Costa possui um quantitativo maior de seguidores exclusivos, apesar de todos terem suas parcelas de seguidores próprios. Carlos Maneshy e Regina Barata têm poucos seguidores, o primeiro por ter criado o perfil há pouco tempo e a segunda por não ter publicado nada no perfil. Os seguidores da Úrsula Vidal têm uma relação muito forte com os seguidores do Edmilson Rodrigues. Os seguidores do deputado federal Eder Mauro têm uma relação muito forte com o Prefeito Zenaldo Coutinho.

Iremos apresentar perfil a perfil com destaque em preto para observarmos a relação deles com os demais.

(01) Deputado Federal Éder Mauro (@edermaurooficial)
4586 seguidores

 

01

(02) Deputado Federal Edmilson Rodrigues (@edmilsonpsol)
3439 seguidores

02

 

(03) Deputado Estadual Lélio Costa (@leliocostadasilva)
1005 seguidores

03

 

(04) Carlos Maneschy (@professormaneschy)
64 seguidores

 

04

(05) Regina Barata (@regina.barata)
419 seguidores

 

05

(06) Ursula Vidal (@ursula.vidal)
3035 seguidores

06

 

(07) Prefeito Zenaldo Coutinho (@zenaldoprefeito)
3380 seguidores

07

 

 

Aplicações:

Essa informação poderá ser utilizada nas estratégias de produção de conteúdo no Instagram tanto no primeiro turno com o objetivo de obter mais seguidores e até seguidores do concorrente, quanto no segundo turno no qual o perfil do novo parceiro (após acordos) poderá ser útil para se atingir um público do qual não tem acesso.

Deixe um comentário