03 erros comuns ao analisar as métricas do Instagram Business

Compartilhe

As métricas disponíveis no gerenciador de informações dos perfis comerciais do Instagram são super fáceis de entender em comparação com outras mídias sociais, pois são simples e possuem descritivos no próprio APP, porém percebo alguns erros de interpretação ao ver a forma como alguns Social Media analisam as métricas do Instagram Business, que ocorre pelo desconhecimento de como funcionam as metodologias por trás das métricas do Facebook (empresá proprietária do Instagram) ou por falta de raciocínio lógico.

Para este post destaquei 03 desses erros:

ERRO 01 – Comparar envolvimento do Feed com alcance dos stories

número de curtidas no feed x alcance de stories

Já vi algumas pessoas compararem essas duas métricas para buscar justificar que determinado recurso é melhor ou pior do que outro, porém isso não faz sentido, pois uma é métrica de envolvimento e a outra de alcance.

Publicações do FeedPublicações dos Stories
Alcance: Número de contas únicas que viram a sua publicação.

Tipos de Envolvimento/Interações
com as publicações do feed:
curtidas, comentários,
salvar imagem…
Alcance (olhinhos): O número de
contas únicas que viram uma foto
ou vídeo no seu stories.

Tipos de Envolvimento/Interações
com as publicações do feed:
respostas, cliques no link…

Ou seja, o possível comparativo direto seria entre alcance de feed com “olhinhos” de stories, mesmo assim tenha muito cuidado ao comparar métricas de recursos diferentes, pois cada uma possui um propósito e terá mais eficácia em dimensões diferentes.

Visualizações de vídeo

Outro erro muito comum é contabilizar o número de visualizações exibido na mídia como visualização total do vídeo, na verdade esse número representa o número de vezes que o vídeo foi visto por pelo menos 03 segundos.

Print exibindo 231 visualizações

O vídeo do print tem 52 segundos de duração e teve 231 visualizações de pelo menos 03 segundos. Não há garantia que todas as 231 visualizações foram até o final 😉

Uso das métricas semanais como resultado do dia ou do mês

Outro cuidado que você precisa ter ao analisar os números do Instagram é a tela das métricas gerais. Deve sempre lembrar que o número representa o total dos últimos 07 dias e a comparação precisa ser feita em ciclos de 07 dias

Print da tela de informações gerais

#Dica: Escolha um dia fixo para coletar os dados, por exemplo, sempre às segundas-feiras etc

.

Ao selecionar esses 03 erros eu não tinha a intenção de dizer como é a forma correta de analisar as métricas do Instagram Business, pois isso originaria um texto maior ou um curso, mas sim levar o leitor do texto a refletir se a forma como ele absorve os números apresentados pelo aplicativo está correta. A ideia é estimular o senso crítico e fazer o profissional sair do óbvio.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Queres receber nosso informativo com cursos, eventos e conteúdos?

Cadastre-se!

Normalmente nossos disparos são quinzenais e podem conter divulgação de cursos e/ou artigos de marketing digital. Em casos especiais podemos enviar e-mails extras na mesma quinzena, mas nunca ultrapassamos 05 disparos por mês.

Ver política de privacidade.

plugins premium WordPress