7 Dicas de E-mail Marketing ético e assertivo

Compartilhe

O uso de E-mail Marketing continua sendo de grande relevância nas ações de Marketing Digital, com destaque para o Marketing Direto, porém, alguns detalhes podem ser cruciais para obter melhores resultados de conversão e evitar cair na famigerada caixa de Spam. Abaixo, separamos algumas dicas de boas práticas baseadas nas recomendações da ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto, confira:

1. Identificação

Em todos os contatos de Marketing Direto devem ser apresentados os seus objetivos e o nome da empresa, instituição ou organização responsável, além de seus respectivos contatos.

2. Opt in

É necessário ter permissão prévia antes do envio da primeira mensagem ao receptor. No cadastro prévio, deve ficar claro que o contato de e-mail poderá ser utilizado para o envio de mensagens comerciais, ou seja, na geração de leads próprios, ou repassado a parceiros com a mesma finalidade comercial. E o receptor deve ter manifestado expressa concordância com isso.

3. Opt out

Todo e-mail marketing deve ter opt out. É direito do receptor optar por não receber mais mensagens de determinado emissor. Com isso, evita-se ser marcado como spam.

4. Uso de arquivos

Evite adicionar arquivos de imagem e vídeo pesados, além de evitar anexá-los no e-mail, utilize servidor próprio. Sugere-se mensagens no formato txt ou html.

5. Relevância

Mensagens comerciais são efetivas se houver relevância de conteúdo e constante avaliação de desempenho e feedbacks.

6. Frequência

É interessante oferecer ao receptor a opção de escolha de frequência de recebimento de informações ou efetuar o aviso prévio sobre a frequência em que será realizado o envio das mensagens.

7. Política de relacionamento

É mais seguro para emissor e receptor que se tenha clareza na política de relacionamento adotada, o que pode ser feito por meio de um contrato/compromisso assumido formalmente com o consumidor.

Para aprofundar o estudo e evitar qualquer prejuízo, é importante conhecer o Código de Ética da ABEMD, o Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing, o Marco Civil da Internet (todos disponíveis no site da Abemd) e o Código de Defesa do Consumidor.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Queres receber nosso informativo com cursos, eventos e conteúdos?

Cadastre-se!

Normalmente nossos disparos são quinzenais e podem conter divulgação de cursos e/ou artigos de marketing digital. Em casos especiais podemos enviar e-mails extras na mesma quinzena, mas nunca ultrapassamos 05 disparos por mês.

Ver política de privacidade.

plugins premium WordPress