O Círio chegou. Os paraenses estão se preparando para acompanhar as procissões e agradecer pelas graças alcançadas. Nessa preparação uma importante ferramenta foi incorporada, o smartphone.
Ele está se tornando um ator importante no registro de atividades do Círio de Nazaré. Para você ter uma ideia, apenas a tag #círio2013 no Instagram está presente em 1246 fotos.
O que antes estava restrito às câmeras de vídeos e fotográficas, agora está acessível a todos. Cada um pode registrar o Círio de acordo com o seu olhar e compartilhar com a sua audiência nas redes sociais.
O Círio já era mobile antes. O fenômeno dos celulares com a opção de câmeras já tem mais de 5 anos, contudo estamos no momento da cobertura social, onde cada indivíduo é o gerador da notícia.
Um exemplo desse fenômeno foram as manifestações que ocorreram este ano. O que seriam delas sem o compartilhamento nas redes sociais por meio de dispositivos móveis?
Só no Brasil, segundo a Morgan Staley, empresa de consultoria em mobile, temos cerca de 88 milhões de smartphones.
Esse fatore nos mostra que estamos no momento mobile das manifestações. Nesse caso é a maior manifestação religiosa da Amazônia, o Círio de Nazaré.