Como driblar o hiato criativo e conseguir escrever um texto

Compartilhe

Sabe aquele dia em que acordamos inspirados para escrever um post no blog que vai mudar a vida de muitas pessoas? Então… na metade do texto achamos que a ideia não é tão boa assim, depois de 10 minutos desistimos completamente da pauta e partimos para outra. Esse problema é chamado de hiato criativo.

Quando escrevemos por hobby é aceitável dar um tempo no texto e esperar a inspiração voltar, mas quando seu trabalho é escrever, essa opção está fora de cogitação. Depois de passar por vários hiatos criativos e atrasar a entregar de algumas pautas, consegui chegar em uma metodologia que pode ajudar pessoas que têm alguns problemas na hora de escrever.

Respire fundo!

A primeira coisa é não entrar em desespero, as ideias estão aí, saiba procurá-las.

Ao ler diversos conteúdos, nossa mente “desbloqueia” e começa a trazer novas ideias. Por isso, você deve se preocupar com uma questão importante: O que devo ler?

Não adianta ter milhões de ideias, se eles não forem direcionados para sua persona. Escrever sobre conteúdos aleatórios, sem foco no seu público-alvo, é apenas uma perda de tempo.

Faça uma curadoria de conteúdo

Uma lista de sites e blogs que falem sobre assuntos que interessam ao seu público-alvo é fundamental para não perder tempo lendo conteúdos que não vão lhe trazer boas ideias.

Você precisa saber selecionar os conteúdos mais inspiradores, que, de fato, irão te ajudar a escrever algo que contribua na vida dos seus leitores.

Invista em pautas promissoras

Para filtrar conteúdo na internet e procurar as melhores inspirações para seus textos, use ferramentas que ajudem a identificar pautas relevantes para o seu público-alvo.

Buzzsumo, por exemplo, é uma ferramenta muito útil, pois você pode pesquisar por diversos assuntos e encontrar os conteúdos de maior relevância na internet. Inspire-se nos textos que estão trazendo mais resultados.

Busque inspiração além da leitura

Não é porque você vai escrever um texto que precisa buscar ideias apenas lendo outros textos. Procure sobre as tendências do seu nicho em diferentes formatos de conteúdo. Por exemplo:

  • Vídeos no Youtube
  • Infográficos no Pinterest
  • Apresentações no SlideShare

Com certeza sua pesquisa será muito mais ampla e sua cabeça se abrirá para novas possibilidades.

Use um caderno de anotação (ou o Evernote)

Ao ler vários conteúdos, ver vídeos e infográficos, você terá muitas inspirações para diversos novos textos.

É fundamental anotar cada ideia que for surgindo para não esquecer de nada. Pense em quantas ideias você já teve e não se lembrou depois. Para anotar suas ideias você pode optar por um bloquinho de papel, agenda ou até mesmo um aplicativo

Existem vários aplicativos que podem te ajudar a anotar as ideias, o mais conhecido deles é o Evernote, que organiza suas ideias em categorias com a possibilidade de salvar links, fazer anotações e até tira fotos de coisas que ajudem no seu processo criativo.

O importante é anotar todas as suas ideias. Quanto maior for o brainstorm, melhor!

Conte uma história

Quando você conta uma história, seja sobre você mesmo ou uma situação do cotidiano, as pessoas se identificam com ela.

Ao fazer isso, seu texto fica muito mais humano. Você pode relatar os erros e os acertos, mostrando a diferença dos resultados do antes e depois. Isso faz com que as pessoas vejam que também podem alcançar bons resultados.

Ficar sem ideias de novos textos pode ser paralisante no primeiro momento, mas não é um bicho de sete cabeças. As ideias estão sempre por aí, basta saber onde procurá-las.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Queres receber nosso informativo com cursos, eventos e conteúdos?

Cadastre-se!

Normalmente nossos disparos são quinzenais e podem conter divulgação de cursos e/ou artigos de marketing digital. Em casos especiais podemos enviar e-mails extras na mesma quinzena, mas nunca ultrapassamos 05 disparos por mês.

Ver política de privacidade.

plugins premium WordPress