Documentário Mercado de Notícias: o poder e os riscos da informação

Compartilhe

mercadodenoticias
“Jornalistas não gostam de falar disso, mas imprensa é poder. Ela é poder.” (Paulo Moreira Leite)
O documentário Mercado de Notícias (2014) conta um pouco sobre o jornalismo e a política brasileira por meio de depoimentos de jornalistas renomados, intercalados com cenas de uma peça teatral, com críticas aos erros do jornalismo e incentivos ao bom exercício do ofício que é tão importante para a sociedade.
 .
O cineasta gaúcho Jorge Furtado buscou na peça teatral do dramaturgo inglês Ben Jonson (1572 – 1637), “The Staple of News” (1625), uma força de refletir sobre as origens do jornalismo e o que se tem hoje. Na peça, um jovem herdeiro que não sabe como gastar seu dinheiro decide investir numa agência de notícias e, pela sobrevivência, vê-se os riscos de cair em excessos como sensacionalismo, favorecimento de interesses e até antijornalismo. Descobre-se, assim, a imprensa como uma invenção de grande poder e de grandes riscos.
 .
Tais excessos, virtudes e pecados são debatidos nos depoimentos dos jornalistas sobre fatos atuais. Temas como o interesse por trás da notícia, a relação com a fonte e o financiamento da publicação se delineiam em estudos de casos com destaque para o cenário político nacional. Levanta-se reflexões sobre o valor do jornalismo no futuro, cujo produto estaria na informação ou na credibilidade.
 .
Em um dos casos apresentados, a Bolinha de Papel destaca notícias de que o candidato de oposição, José Serra, pouco antes do segundo turno da eleição presidencial brasileira de 2010, teria sido supostamente agredido por militantes governistas, embora outras análises de imagens de televisão relatassem a presença de apenas uma bolinha de papel sendo arremessada em sua cabeça.
 .
Confira no site oficial o filme e mais materiais extras para análises, uma interessante referência para universitários:
http://www.omercadodenoticias.com.br/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Queres receber nosso informativo com cursos, eventos e conteúdos?

Cadastre-se!

Normalmente nossos disparos são quinzenais e podem conter divulgação de cursos e/ou artigos de marketing digital. Em casos especiais podemos enviar e-mails extras na mesma quinzena, mas nunca ultrapassamos 05 disparos por mês.

Ver política de privacidade.

plugins premium WordPress