O Discurso do Rei: 4 lições para melhorar sua oratória

Compartilhe


Baseado em fatos reais, o filme O Discurso do Rei se refere à história do rei George VI
(Colin Firth), que assumiu o trono da Inglaterra no começo da segunda guerra mundial. O rei é gago desde os 4 anos, o que aumenta mais a pressão e insegurança quando o mesmo precisa assumir uma posição histórica no cenário político do seu país.

A responsabilidade em assumir esse importante posto e ainda ter que levar seus súditos à guerra que se iniciava contra a Alemanha de Hitler exigia uma boa oratória para ser o porta-voz e governar uma nação. Isso pesou muito nas costas do rei, fazendo-o questionar se era a pessoa indicada para o papel.

Tímido e inseguro, o George VI procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe solução para o seu distúrbio. Sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o levou até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método nada convencional. Lionel se colocou de igual para igual com George e atuou também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo.

Logue irá auxiliar o rei a desenvolver sua autoconfiança, conhecendo a si mesmo para vencer seu desafio de controlar a sua comunicação para governar com credibilidade e respeito dos súditos. O filme apresenta muitos aprendizados que podem inspirar comunicadores de várias áreas, não somente a política.

 

 

discurso-do-rei-fanart-fancybox

“A nação acredita que quando falo, eu falo por eles”

 

O que podemos aprender com o filme:

 

1) O fator psicológico interfere bastante na oratória, portanto, é importante perceber, aceitar e buscar formas de vencer as dificuldades de se comunicar.

2) Estar preparado para as oportunidades e riscos é fundamental. O exercício da oratória é algo que deve ser aprimorado constantemente.

3) Falar, ler e escrever bem são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades e competências, contribuindo para a melhoria da autoestima, criatividade, a conquista e manutenção de um emprego e das relações com as pessoas ao redor.

4) Para ser um bom comunicador é importante conhecer a si mesmo e desenvolver o próprio estilo para mobilizar multidões de forma autêntica.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Queres receber nosso informativo com cursos, eventos e conteúdos?

Cadastre-se!

Normalmente nossos disparos são quinzenais e podem conter divulgação de cursos e/ou artigos de marketing digital. Em casos especiais podemos enviar e-mails extras na mesma quinzena, mas nunca ultrapassamos 05 disparos por mês.

Ver política de privacidade.

plugins premium WordPress