fbpx

Círio no Instagram 2013: Monitoramento da procissão de domingo

O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa do país. Por ano ele atrai mais de 2 milhões de pessoas para assistir a procissão da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O Círio também é um ator importante na economia do estado do Pará. Só em 2013, segundo o Dieese – PA, ele injetou mais 900 milhões Reais em receita na região.

Por se tratar de um evento religioso, o Círio de Nazaré proporciona momentos únicos de devoção e fé, por isso é comum encontrar pessoas registrando esses momentos através de vídeos e fotos. Através das redes sociais estes registros são compartilhados com outras pessoas, tornando assim, o Círio uma manifestação religiosa também na internet.

Para descobrir como se dá o registro de imagem feitas pelos usuários de redes sociais, a Yesbil monitorou as fotos e vídeos, referentes ao Círio de Nazaré, postados no Instagram durante o período de 13 a 17 de outubro de 2013.

Foram coletados 995 itens decorrentes das palavras chaves #Círio2013, #CíriodeNazaré2013 e suas respectivas variações sem acento. A escolha dessas palavras chaves se deve ao nome oficial do evento, ao ano em que ele ocorreu e a delimitação do universo de termos que se referem ao Círio.

O Círio possui uma vasta programação, por isso optamos por analisar as imagens que mencionam a procissão de domingo. Com a participação de 2,1 milhão de pessoas esta é a procissão mais importante do calendário do Círio, por isso optamos por analisar as imagens refentes a este acontecimento para representar o evento na pesquisa.

Os dados analisados estão em uma apresentação que disponibilizamos online para você visualizá-los. Esperamos que eles possam servir de base para outras pesquisas e a criação de campanhas online para o Círio de Nazaré.

Deixe um comentário