fbpx

Co-criar: Confira a entrevista com Thiago Ribeiro

capa-co-criar

Thiago Ribeiro de Souza é publicitário, empreendedor e criador da escola Trespontos Brasil, plataforma de Educação Online, e vem a Belém ministrar a Oficina CO-CRIAR, na Yesbil, selando uma parceria que promete muito compartilhamento de conteúdo qualificado. Thiago também é co-fundador do DoTheLabs!, plataforma de canais de Educação e Eventos Online, criador do NED – Nova Escola Digital, blog dedicado a projetos de aprendizagem online e idealizador da ferramenta Certfly, para criação e emissão de certificados para cursos e eventos em geral; atua também como consultor para projetos de educação Online para empresas e empreendedores. Saiba mais sobre a oficina, o ministrante e o que você pode conquistar com a educação online:

 

Yesbil – Como você vê o cenário dos cursos online no Brasil hoje? E os profissionais, estão preparados?

Thiago Ribeiro – Acho que as pessoas e empresas precisam abrir a mente e enxergar todo o potencial desse formato. Por preguiça, desconhecimento ou simplesmente por inércia, o que vemos é uma repetição de modelos, pouca inovação nessa área e o resultado disso, é uma experiência de aprendizagem pobre. Há um potencial imenso a ser explorado e o curso online vai muito além de um site com vídeos e materiais para download.

O poder está em gerar conversas, encontros, interações e, se possível, misturar isso com a conexão das pessoas localmente. Redes digitais por um lado, conexões físicas (a sua rede de amigos, colegas, colaboradores, em sua cidade e em sua região). Então, estamos falando de unir o ONLINE e o mundo OFFLINE – usando um termo só para simplificar. Destaco sempre que possível: talvez a gente deva enxergar Ensino/ Aprendizagem Online como Educação A PARTIR do Digital, e não apenas Educação Online.

Hoje é possível criar programas in company, a partir do digital, ampliar a presença dos alunos de cursos presenciais, em ambientes digitais, criar grupos de estudo online, para consumir, produzir e construir conhecimento online, a partir do digital. Tudo isso representa oportunidade de negócios, de gerar receita, visibilidade, autoridade no mercado, o que é dar poder às pessoas.

 

Y – Como surgiu o projeto NED e a oficina Co-criar?

TR – Já venho realizando e pesquisando na área de aprendizagem online há muitos anos, primeiro à frente da Trespontos, depois com uma iniciativa pessoal, através da Nova Escola Digital – E o que era um projeto paralelo, virou uma paixão, e agora, me move. Percebi nessa jornada que estava na hora de ajudar as pessoas a construírem seus próprios projetos relevantes. Com seus próprios recursos, suas ideias e em benefício das suas próprias comunidades. Em suma, passei a perseguir a missão de ajudar as pessoas a construírem uma trajetória que eu mesmo tive a oportunidade de trilhar, só que, errando seus próprias erros, construindo seus próprios aprendizados e gerando impacto positivo com seu jeito pessoal, com seu modo próprio construir coisas. Eu me coloque na posição de facilitar esse processo, porque conheço as barreiras, conheço os desafios de perto.

 

Y – Para quem é indicada a oficina?

TR – A oficina foi pensada pra quem quer criar um primeiro curso online ou um canal de cursos, para gerar receita, construir visibilidade ou simplesmente inspirar outras pessoas. Mas vale também para empresas, que querem capacitar colaboradores, fidelizar clientes ou gerar novos negócios, a partir de estratégias de conteúdo. São pessoas como eu, como você e quem está lendo essa entrevista, porque todo mundo tem algo de valor a compartilhar e, do outro lado, sempre há alguém interessado no que você tem a dizer.

Gosto de frisar que não é necessário conhecimento de programação ou marketing. Você vai começar agora, do estágio em que estiver, com as ferramentas que tiver ao alcance das suas mãos. E, muito importante: não foi pensada para pessoas que já sabem tudo (se é que alguém pode se considerar assim), ou seja, aqueles que se sentem preparados demais para absorver e compartilhar com os outros em um processo de aprendizagem colaborativa.

Por fim, lembro que são pessoas que não buscam FÓRMULAS PRONTAS, atalhos mágicos ou segredinhos milionários. Só deve interessar a quem quer se inspirar e ralar de verdade.

 

Y – Como funcionará o suporte prático?

TR – Além da imersão profunda em um final de semana inteiro de trabalho e colaboração, temos um canal com aulas gravadas (que vão sendo constantemente atualizadas à medida que realizamos turmas online), um grupo apaixonado e super colaborativo que se ajuda no dia a dia, e os inscritos contam com suporte via e-mail – imediatamente após realizarem a sua inscrição, já envio materiais, acesso ao ambiente de aulas e assim vamos interagindo para que no dia do curso todos estejam prontos para criar e lançar.

E isso é realmente o que ocorre! As pessoas criam e lançam o que tem, com o que tem, custe o que custar. É força de colaborar, trabalhar em conjunto e contar com o apoio de uma comunidade dedicada.

Saiba mais sobre a oficina Co-criar:

A oficina é uma oportunidade de você criar e lançar o seu primeiro projeto de educação online, que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2016 na Yesbil.

Deixe um comentário