fbpx

Comparando páginas do Facebook

Atualização: Este post foi publicado pela primeira vez no dia 03 de março de 2015, o conteúdo foi atualizado e repostado no dia 16 de março de 2016.

Faz parte do trabalho de um social media mensurar os resultados das ações efetuadas e realizar ajustes necessários. Nesse processo de avaliação é importante observar a concorrência e identificar sua participação dentro do cenário em que atua.

No Facebook é comum as pessoas compararem o número de fãs entre páginas para definir quem tem o melhor resultado, algo simplista e ingênuo, pois muitas vezes páginas conseguem obter 1k, 5k e até chegam a ultrapassar 10k, mas não engajam nem 1% desse pessoal. Os fãs chegaram lá através de anúncios e promoções, mas quando as marcas publicam um produto ou conteúdo ninguém nem sequer curte.

É preciso olhar além do número de fãs e há várias ferramentas para isso. Como os orçamentos de social media das pequenas empresas não são muito elevados, separei algumas soluções gratuitas.

  • Páginas para acompanhar

A primeira ferramenta está dentro do próprio Facebook. Na aba “Visão Geral” de Informações de sua página , descendo um pouco a rolagem há a tabela “Páginas para acompanhar”, clique no botão “adicionar páginas” para incluir os concorrentes que queira acompanhar.

Ao clicar no botão ele perguntará qual página deseja adicionar, digite as primeiras letras que o Facebook procurará as páginas. Há também sugestões de Páginas para Acompanhar, que provavelmente são páginas que adicionaram você, pois quando você adiciona uma página você também vira sugestão para as demais.

Não neure com o ranking, pois ele organiza por quantidade de fãs, concentre-se na coluna de envolvimento e saberá qual página está recebendo mais curtidas, comentários e compartilhamentos na semana.

facebook paginas para acompanhar
facebook.com/insights/

 

  • PageMatch

Na ferramenta do Facebook aparece a somatória de curtições, compartilhamento e comentários da semana. Como às vezes precisamos de mais detalhes, o PageMatch auxilia na comparação do desempenho de duas páginas do facebook apresentando total de fãs da página, total de publicações da página, contagem de curtidas, comentários e compartilhamentos nas publicações coletadas, além de uma fórmula própria de engajamento.

yesbil_pagematch-comparativo-de-paginas
pagematch.zubit.com.br

 

  • Social Bakers

Outra ferramenta gratuita que tem comparação de páginas é o Free Social Media Benchmarking Tool do Social Bakers. No painel da ferramenta você informa as duas páginas que deseja comparar e informa um e-mail de contato, em alguns minutos você receberá um pdf com os dados.

A Primeira informação disponibilizada no pdf é a distribuição de seguidores no mundo.

socialbakers.com/free-social-tools/know-your-numbers

Logo em seguida apresenta a quantidade de publicações de cada página e as interações dos últimos 07 dias.

E por fim apresenta o TOP 03 de cada página analisada:

  • Fanpage Karma

 

A ferramenta de comparação do Fanpage Karma é parecida com a do Page Match, porém há mais recursos de comparação o que possibilita não só saber qual foi a “melhor” página da semana, mas por qual motivo.

fanpagekarma.com/vs/

 

Além dos prints apresentados, é possível obter outros gráficos dentro do comparativo do Fanpage Karma como crescimento de fãs, total de reações por dia, total de comentários por dia, total de amei por dia etc. É uma ferramenta bem interessante, sugiro fazer um teste.

 

Resumindo:

  1. “Páginas para acompanhar” do Facebook – Poucas informações, mas com possibilidade de incluir inúmeras páginas e mais confiança nos números apresentados.
  2. Page Match – Mais opções de dados e fórmula própria de engajamento, mostra dia a dia a última semana em um gráfico. Às vezes não coleta todos os dados, por isso você poderá sentir falta de um compartilhamento ou comentário, mas é rápida, funcional e não precisa criar cadastro.
  3. Social Bakers – A ferramenta entrega um relatório pronto em pdf, porém está em Inglês. A função paga da ferramenta possui vários recursos, sugiro fazer um trial.
  4. Facebook Karma – A mais completa das 04 citadas,também está em inglês. Além do comparativo dentro do site há outras ferramentas de análises.

Todas as soluções apresentadas utilizam métricas oficiais do Facebook ou da própria ferramenta, se precisar de outras métricas para avaliar os KPIs de sua campanha contrate uma ferramenta plena ou uma empresa de monitoramento.

Espero ter ajudado. Até a próxima 🙂

 

ATUALIZAÇÃO: Este post foi publicado pela primeira vez no dia 03 de março de 2015 e continha 04 ferramentas:  Duas delas continuaram no repost: A função nativa do Facebook “Páginas para acompanhar” do Facebook” e a ferramenta  Page Match.

A Planilha de drive de acompanhamento automático de Páginas do Facebook e a ferramenta Beonpop foram retiradas desse post. O site com as informações da planilha de drive não está mais no ar e o Beonpop fez algumas alterações na sua plataforma, umas delas é que agora é preciso pagar para usar os seus recursos 

As ferramentas Fanpage Karma e Social Bakers foram inclusas no repost.

3 comentários em “Comparando páginas do Facebook”

    1. O Facebook não notifica as página que foram adicionadas em “Páginas para Acompanhar”, mas já notei que ele inclui o nome da sua página como Sugestões de Páginas para Acompanhar, então o administrador poderá deduzir, mas nunca terá certeza.

  1. Tem uma página que não consigo adicionar na lista das 5 páginas, teria alguma maneira dessa página ter bloqueado esse serviço? Não puxa o nome dá página na busca.

Deixe um comentário