fbpx

Marketing de Influência – Saiba escolher seus influenciadores

  .
A comunicação focada no boca-a-boca, os seja, a valorização das recomendações dos próprios consumidores entre si, seguem sendo a de maior confiança e alcance. Ganham ainda mais alcance e relevância os perfis populares de influenciadores digitais: blogueiros, youtubers, snapers, (web)celebridades e afins, eles estão crescendo e aceitando conversar com a sua marca para crescerem juntos. Estamos falando do marketing de influência: processo de desenvolvimento de relacionamento com pessoas influentes, que podem ajudar a dar mais visibilidade e popularidade à sua marca por meio de conteúdo patrocinado ou não. Mas não basta simplesmente escolher o colega mais popular da rede se ele não entende nada e nem suporta a sua marca, muito menos se seu público-alvo detesta o influenciador. É preciso alinhar objetivos, vamos lá?
 .
1. Liste Influenciadores que compartilhem dos interesses e valores da sua marca: Vá além do número de likes e de fãs. Os seguidores tem o mesmo interesse e irão questionar quando o conteúdo se desviar do foco. Conheça esse público e veja se está alinhado com o público da sua marca. Influenciadores ligados à moda retrô não combinam com a temática tecnológica; perfis fitness e veganos detestam hamburguerias tradicionais; perfis de reis da balada eletrônica não inspiram confiança e seriedade em empresas de Coaching.
  .
2. Seja transparente na abordagem: vocês sabem que ambos tem seus planos de negócios. Conheça o trabalho dele e demonstre interesse, bem como benefícios que podem ter na parceria. A negociação pode ser tanto de ganhos financeiros quanto de ganhos de produtos ou serviços.
  .
3. Esta é a hora de exercitar o trabalho colaborativo: Dê as diretrizes, crie um guia de boas práticas e deixe o influenciador dar seu toque espontâneo – que lhe dá reconhecimento e popularidade – no conteúdo. Bons insights para futuras campanhas podem surgir desta experiência.
  .
4. Crie experiência: Deixe que o influenciador realize o sonho dos fãs de conhecerem sua empresa de dentro, ganhar seus produtos para apresentar em seu perfil, ou chame-o para cobrir um evento como um colaborador utilizando as redes sociais da empresa. As possibilidades são infinitas, tudo depende do seu objetivo inicial e do seu parceiro: autoridade, popularidade, engajamento, entre outros. Lembrando que post patrocinado é obrigatório informar que se trata de publicidade editorial.
  .

Case Jout Jout no Spotify

A youtuber Júlia Tolezano tem cerca de 860 mil inscritos na rede e criou vídeo anunciando sua parceria com o Spotify, com a criação de seu perfil verificado como artista, incluindo suas músicas autorais de sucesso do YouTube. Outros vídeos indicando playlists de músicas do Spotify foram divulgados no YouTube. Até a data deste post, o vídeo tinha cerca de 450 mil visualizações com grande satisfação dos fãs, e seu perfil no Spotify tinha cerca de 89 mil inscritos, com 17 mil visualizações mensais.
  .

Deixe um comentário