fbpx
banner com a frase blog morreu?

O Blog morreu? – Entrevista com José Calasanz

Dia 31 de agosto é dia do blog e para celebrar a data criamos o especial Dia do Blog, uma série com 03 artigos sobre o tema, entre eles uma entrevista com o publicitário e blogueiro José Calasanz sobre o momento que esse tipo de site está, como criar e quais casos utilizar.

O entrevistado – José Calasanz

José Calasanz criou o seu primeiro blog ainda na faculdade.

“Eu queria arrumar estágio, mas não conseguia porque ninguém me conhecia. Então resolvi criar um blog sobre publicidade na tentativa de ser reconhecido por ele e assim facilitar a abertura de portas na carreira.”, assim surgiu o Camisa Nova.

“De lá pra cá já se vão mais de 10 anos onde já tive ao menos 6 blogs: Calazine, um blog pessoal pra falar o que me dava na telha; Camisa Nova, um blog de publicidade para estudantes de publicidade; José Calazans.net, meu primeiro blog para falar divulgar meu nome e minhas habilidades; Brand mob, um Tumblr sobre marketing de aplicativos mobile; Homem Groover, um blog sobre monitoramento de mídias sociais, que depois se tornou um podcast e o Pense Play, meu blog atual”

Atualmente o entrevistado possui o Pense Play, blog que aborda o que são as métricas de mídias sociais.

A conversa

Artur Araújo: O Blog morreu?

Calasanz:

Definitivamente não!

Toda vez que vejo a afirmação sobre o fim dos blogs ela está ligada à audiência. Esse pensamento nos dá um impressão errada de que não há pessoas consumindo blog e por isso não vale investir um centavo ou tempo em blog.

O que há, na minha visão, é que tivemos a ascensão de novos canais de mídia para as pessoas e o blog, que antes teve atenção total por ser o espaço com novidades da época, agora é um dos canais como outros.

Quem afirma que o blog morreu é o mesmo que diz o Facebook vai acabar por conta do Instagram. No final das contas são pessoas que não entendem de como ganhar dinheiro com o digital e sempre estão em busca da onda achando que ela exclui a antiga.

Artur Araújo: Com a ascensão dessas novas mídias, qual é o papel do blog na comunicação atualmente?

Calasanz:

O blog passou de um diário virtual para uma ferramenta de vendas, seja a venda de uma ideia, conceito ou comercialização de produtos e serviços. O blog se tornou meio do caminho entre os canais de mídias sociais e a finalização da compra ou entre a pesquisa de Google e a finalização de compra.

A sua característica de poder agregar múltiplos tipos de conteúdo torna ele uma ferramenta onde se pode explicar detalhadamente serviços e produtos e isso é o que tem dado o papel corporativo ao blog.

Artur Araújo: Além do caráter de convergência, quais outras vantagens tem o blog em relação a outras mídias digitais e quais as suas desvantagens?

Calasanz:


O blog tem uma vantagem de ser mídia proprietária, então lá você não está sobre a restrição das regras das mídias sociais. O canal é seu e você usa ele como bem entender.

Eu não sou do tipo que vê desvantagem no blog, não com o olhar de fraqueza, mas uma barreira que ele possui é a parte técnica.

Precisa entender um básico do que é SEO, Google Analytics, entre outras atividades para extrair o melhor dele.

Artur Araújo: Toda marca ou creator deveria ter um blog?

Calasanz:

Sim!

São inúmeras as vantagens para a marca como fazer anúncios de remarketing para quem acessou o blog e a tão sonhada venda que elas tanto desejam.

Para um influenciador é a oportunidade de deixar seu nome na busca do Google e assim torná-lo conhecido para quem está buscando algo, e não conhece o seu trabalho.

Em ambos os casos ter um blog significa ter mais 50% de chance de contato com o público já a outra metade está nas mídias sociais.

Artur Araújo: Decidi criar um blog, quais as ninhas primeiras decisões e ações?

Calasanz:

A primeira é dar uma olhada nos concorrentes ou iniciativas do mesmo segmento para ver onde você pode criar um diferencial para o seu canal.

A segunda é decidir onde ele entra na sua vida ou da marca.

Pergunte se o blog será um destino final para o que você deseja. Ele será um meio para explicar melhor o que você faz e incentivar o leitor para um próximo passo?

São questões que irão nortear a estratégia que você precisa.

Em se tratando de ações eu penso que você tenha que criar uma identidade editorial para você. É aqui que se escolhe a linguagem, layout do blog e as pautas que serão abordadas.

Artur Araújo: Quais os principais pecados que o blogueiro precisa evitar?

Calasanz:

Acredito que o principal pecado é não ter um objetivo com ele. Blog é uma ferramenta muito próxima da fase final de um negócio então não aproveitar ele para atingir objetivos é desperdício de energia.

Artur Araújo: Para finalizar quais referências indica para quem deseja ter um blog?

Calasanz:

Por ser um a mídia com uma longa estrada  Existem muitos materiais disponíveis para quem quiser criar um blog. Eu indico o blog do Armindo Ferreira. Ele dá uma porção de dicas para quem quer criar uma relação de negócios com o seu blog. Também indico o Viver De Blog. Ele possui ebooks, vídeos e uma porção de outros conteúdos para quem quer iniciar na área.

Especial – Dia do Blog

Aproveitamos o dia do blog para lançar o nosso primeiro especial, uma série de textos abordando um único tema. O especial – Dia do Blog é composto por 03 textos: um apresentando a data, uma lista de blogs paraenses de comunicação e uma entrevista com blogueiro José Calasanz, na qual ele fala sobre a importância da mídia e como criar o seu blog.

Deixe um comentário