fbpx

Pavulagem e o Instagram – Cliques com sabor de Amizade

topo-blog-instagram-pavulagem

Estudar como a Amazônia é representada nas mídias sociais é mais que um negócio para nós, é uma paixão, uma missão social de compreender melhor nossas manifestações culturais e suas repercussões na internet. Fazemos isso com frequência e sempre que possível compartilhamos com os leitores do nosso blog, foi assim com o Estudo do Círio no Instagram  entre outros. Organizamos tudo na categoria Amazônia Digital.

Hoje publicamos um novo estudo: Arrastão do Pavulagem no Instagram – monitoramento da edição 2015. Esse projeto é especial, pois foi desenvolvido dentro do curso Prático de Monitoramento de Mídias Sociais realizado de 08 a 10 de julho de 2015. Possibilitamos aos alunos do curso uma oportunidade de construir conosco mais conhecimento sobre a nossa região.

Os alunos tiveram a oportunidade de planejar e analisar as publicações sobre o Arrastão do Pavulagem de 2015 (14 de junho a 11 de julho) publicadas no Instagram. Minha função foi orientar e revisar as análises. Depois realizei a análise de métricas para extrair conhecimento sobre os dados e a elaboração do infográfico que publico neste post.

Sentimento de Amizade e o Arrastão do Pavulagem

A característica mais evidente entre os usuários do Instagram que participaram de um dos 04 domingos de realização do arrastão do ano passado foi o sentimento de amizade. Vários usuários postaram fotos de grupos de amigos ressaltando o quanto foi maravilhoso estarem juntos participando do arrastão.

Alguns números também ajudam a reforçar essa interpretação:

  • Se removermos as palavras relacionadas ao evento e as tags clássicas de usuários do Instagram, a palavra amigos é a que ganha mais força (ver na nuvem de tags do infográfico).
  • Fotos de pequenos grupos tem um pouco mais da metade da frequência nas publicações, superior até que as fotos de multidão (cortejo, grupos folclóricos, músicos etc).
  • Na hora de classificar as imagens, 51,2% delas eram cliques de encontros de amigos, familiares e casais.

Outras informações podem ser obtidas através do monitoramento de mídias sociais, neste estudo nos concentramos nos dados apresentados no infográfico. Caso tenha interesse em saber mais sobre o Arrastão do Pavulagem no Instagram ou qualquer outro evento ou negócio nas mídias sociais, entre em contato conosco pelo e-mail yesbil@yesbil.com.

Confira o infográfico:

infografico-instagram-pavulagem

Deixe um comentário