fbpx

Perfil – Profissional Paraense de Comunicação 2017

Anualmente a Yesbil realiza a pesquisa “Profissional Paraense de Comunicação”, por meio dela podemos traçar o raio x dos profissionais que fazem a comunicação no estado do Pará. O projeto surgiu em 2014 e revelou dados muito importantes para o planejamento de carreira e mercado dos profissionais locais.

Nesta quarta edição a pesquisa contou com a colaboração de 90 profissionais e estudantes de comunicação, marketing, design, fotografia e áreas afins, residentes no estado do Pará.

A pesquisa foi realizada no período de 29 de novembro de 2017 a 20 de janeiro de 2018 e todas as perguntas  fazem referência ao ano de 2017.

Confira a pesquisa:

[slideshare id=88721630&doc=profissional-paraense-de-comunicacao-2017-180223135922]

 

Informações importantes:

 

Perfil dos respondentes:

Conforme apresentado nos slides há um equilíbrio entre gênero e raça entre os respondentes, sendo que o perfil é majoritariamente jovem e com formação elevada.

Também devemos observar que entre os ativos profissionalmente, 28,9% atuam dentro de setor de comunicação de empresas e 22,2% no Governo (municipal, estadual ou federal), depois que aparecem agência de comunicação com 17,8% e Imprensa (televisão, rádio, impresso ou internet) com 15,6%. O 3° setor aparece em último com 5,6%.

É importante ter essas informações em mente para analisar os demais slides, principalmente os que se referem a salários.

Referências e leituras:

Por se tratarem de perguntas abertas e não obrigatórias a pesquisa obteve várias respostas com apenas uma citação, sendo assim optamos em apresentar apenas os resultados com mais de 03 citações.

Por isso aparece apenas um livro e há varias pessoas empatadas no profissional de referência. No caso dos livros cada pessoa indicou um livro diferente e o livro do Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan foi o único a ser indicado por vários respondentes.

No item referência profissional aconteceu algo similar, vários respondentes indicaram pessoas próximas a si que não eram reconhecidas pelas demais, ao todo foram indicadas 102 pessoas diferentes, mas apenas 08 tiveram mais de 03 citações, que são as que aparecem no slide.

Total de indicações (a maior parte com apenas uma citação):

  • 102 pessoas indicadas
  • 90 livros indicados
  • 61 blogs indicados
  • 36 marcas indicadas
  • 64 eventos e cursos indicados

 

 

1 comentário em “Perfil – Profissional Paraense de Comunicação 2017”

  1. Pingback: Ep 10 - O portfólio de mídias sociais virou conteúdo?

Deixe um comentário