fbpx

Três filmes e um reality de moda e transgressão

Confira dicas de filmes, documentários e reality show para inspirar moda, carreira, estilo e transgressão dos padrões sociais: Coco antes de Chanel, Fresh Dressed, Iris Apfel e RuPaul’s!

 

Coco antes de Chanel

Coco Chanel é inspiração em moda e também em trajetória de carreira. A estilista foi um exemplo de transgressão e libertação ao adaptar o guarda-roupa (as calças) masculino para as mulheres. Também foi um exemplo de superação: nascida em família pobre, testou várias formas de vida até descobrir sua vocação e se inserir no mercado de luxo.

 

“A força se consegue com fracassos e não com os sucessos”

Fresh Dressed

Documentário retrata a evolução do hip-hop pelo olhar da moda, passando por questões de identidade, política, expressão cultural. Do estilo de rua em bairros pobres às grandes lojas, é um verdadeiro debate cultural e social, com depoimentos de personalidades da moda e da música desde os anos 1970 aos dias atuais: Pharrell Williams, Riccardo Tisci, Kanye West, Nas, Damon Dash e Swizz Beatz, entre outros.

 

“Ter estilo era mais importante que ter dinheiro. Quando eu era moleque, eu queria dinheiro para poder ter estilo” Kanye West

 

 

Iris Apfel

Documentário mostra o dia-a-dia de Iris, que, aos 93 anos, dá lições não apenas sobre estilo, mas também sobre vida. Reconhecida pela sua excentricidade e sensibilidade, ela destaca o valor da identidade e personalidade na composição do estilo.

 

“Você pode tentar ser alguém que não é, mas isso não será estilo. Se alguém diz: ‘compre isso, estará estilosa’, não estará estilosa porque não será autenticamente o que é. Primeiro precisa saber quem você é, e isso é um processo doloroso”

 

RuPaul’s Drag Race

Reality quebra paradigmas sociais, mostra como o processo de aceitação de cada drag em sua diversidade de cor, forma corporal, gênero e sexualidade. Mais do que makeups e looks bafo, o carisma e criatividade ganham destaque. Elas ensinam como se levantar de forma fabulosa diante das quedas e dificuldades. Reality mostra também como lidar com as críticas e a autoconfiança.

 

“Se você não pode amar a si mesmo. Como diabos você vai amar outra pessoa?”

Deixe um comentário