fbpx

VI Fórum da Internet – Debates sobre o futuro da internet

forum-br

Foi realizado em Porto Alegre, entre os dias 11 a 13 de julho de 2016, mais uma edição do Fórum da Internet, evento promovido pelo CGI.br com o objetivo de reunir participantes dos setores governamentais, empresariais, acadêmicos, das organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e todos os interessados e envolvidos nos debates e temas a respeito da Internet no Brasil e no mundo.

Nosso diretor, Artur Araújo, esteve presente na 6ª edição do Fórum da Internet e ficou muito entusiasmado com a programação do evento: “Debates importantes e atuais foram realizados no evento como inclusão digital, tolerância e internet, privacidade, desenvolvimento sustentável, entre outros”.

Os participantes tiveram oportunidade de emitir suas opiniões sobre o futuro da internet em uma das 04 trilhas disponíveis nessa edição: Universalização e Inclusão Digital, Segurança e Direitos na Internet, Conteúdos e Bens Culturais e Inovação e Capacitação Tecnológica. Artur Araújo optou pela participação na trilha de Bens Culturais e Inovação e ressaltou em sua participação a importância da promoção ao conhecimento de como as novas mídias podem ajudar os produtores culturais para que os mesmos obtenham resultados de todo o potencial da internet. “Falei bem pouco, reforcei a importância da educação digital dos produtores, algo já abordado por outros participantes, por causa do risco de acharmos que qualquer produtor cultural terá resultados positivos simplesmente por ter acesso a internet, no mais preferi ouvir a fala dos outros convidados, foi um aprendizado enorme” comenta Artur.

artur_no_forum

Outros dois pontos, entre os inúmeros abordados no evento, que chamaram a atenção da equipe da Yesbil foram os debates sobre diversidade, gêneros e temas relacionados na Internet abordados em alguns seminários e desconferências e também a abordagem da “big data”.

No primeiro tema, Diversidade, que foi abordado diretamente em um seminário e indiretamente durante todo o evento fica os nossos parabéns para a organização do Fórum, aqui na Yesbil acreditamos que é extremamente importante criarmos mecanismos de proporcionar uma diversidade maior na internet, no mercado e na sociedade, por isso sempre que podemos, abrimos espaços para a diversidade, vê um evento do porte do Fórum abordando o tema nos deixa muito feliz.

Outro tema abordado que também chamou nossa atenção foi durante o seminário: “Big Data – oportunidades e desafios jurídicos, políticos e sociais”. Área de total interesse do nosso setor de negócios, somos uma das poucas empresas da região que atua com monitoramento e análise de dados vindos da internet, ver um debate de altíssimo nível sobre o equilíbrio dos benefícios da “big data” e da importância da privacidade só fez a gente crer na importância do serviço e também ficarmos atentos aos limites éticos na realização do trabalho.

O Fórum da Internet foi fantástico e o nosso diretor Artur Araújo já está compartilhando com os demais membros da equipe os aprendizados obtidos no evento, podemos assim esperar a inclusão de alguns dos temas abordados em nossos próximos projetos.

Deixe um comentário